terça-feira, 5 de agosto de 2008

.música ao longe [2]

"Eu quisera ter uma rede mágica para apanhar todas as estrelas das alturas e fazer com elas um diadema para tua cabeça. O céu noturno ficaria despovoado e escuro, mas haveria um fulgor sem fim na noite de teus cabelos..."
.
[novamente do poeta preferido da Clarissa]
.
Estou chegando ao fim do livro, e lendo cada vez mais devagar... porque queria que ele não acabasse nunca. História bem romântica, sem ser água com açúcar. Reviravoltas, nem tudo é o que parece ser... o primo Vasco [vulgo Gato-do-Mato], não é tão ruim quanto se pensa... De todo jeito, a Clarissa continua encrencada.
.
Escolhi mais um trechinho do diário dela para hoje:
.
"Não sei o que é que tenho, ando contente e triste ao mesmo tempo. No colégio e aqui em casa mesmo todos já notaram que estou mudada. Não sinto mais vontade de ler como sentia antes e faz muitos dias que não abro um livro.
O mais engraçado é que de vez em quando fico muito contente e tenho vontade de cantar e de ser boa com todos. Não sei o que é isto. Acho que é uma doença que, mais dia menos dia, vai passar.
(...)
Por falar em Vasco, faz muitos dias que eu não vejo ele. Cada vez compreendo menos Gato-do-Mato.
A última vez que nos encontramos eu estava lendo um livro de versos. Ele veio e disse, com aquele jeito estabanado, que os poetas são muito bobos. Perguntei por quê. Vasco respondeu que o que é bonito não é um verso de amor mas sim o amor em si. O amor nos livros e nos poemas é muito ridículo para quem lê e não está amando. Mas o amor em si é a coisa mais bela do mundo. Disse também que só quem não pode amar é que escreve versos de amor. Fiquei pensando naquilo e achei que primo Vasco tinha um pouco de razão. Será por isso que não tenho lido mais?
Depois Gato-do-Mato começou a falar noutras coisas. Perguntou: Que é que você prefere? Ler a descrição duma paisagem muito bonita ou ver a paisagem de verdade? Eu disse que naturalmente preferia ver a paisagem de verdade. Então Vasco perguntou: Você prefere ler um livro de amor ou viver uma história de amor? Não sei por que embatuquei e fiquei vermelha quando ele me perguntou isso. Mas respondi que preferia viver uma história de amor. Então Vasco desandou a falar nos poetas, nos romancistas e disse um mundo de histórias que não me lembro mais.
Às vezes fico pensando... Será que essas idéias são mesmo do primo Vasco? Ou serão dos livros que ele lê?
(...)
Estou vendo que penso demais em Vasco. Eu não queria pensar tanto."
.

Um comentário:

Silvia disse...

Que lindo isso, uma mocinha apaixonada! Forma bonita de colocar os sentimentos. =)
fiquei curiosa, vou até anotar o nome do livro pra comprar. :D

Bjinho Ana!