terça-feira, 7 de abril de 2009

.dia mundial da saúde

.pois bem, hoje, 07 de abril, comemora-se mais um dia mundial da saúde.
aí você pode pensar: "tá, e eu com isso?"
oras, como assim?
às vezes somos tão negligentes conosco, damos prioridade para tantas coisas, e deixamos nossa saúde de lado. ela só é lembrada quando é perdida.
[quem nunca ficou doente quando não poderia, precisou deixar suas atividades de lado até melhorar? às vezes uma simples gripe nos derruba, que dirá algo mais grave...]

como profissional da saúde [oi, eu sou nutricionista], hoje me senti na obrigação de falar sobre o assunto e deixar registrado aqui: saúde se cuida todos os dias.
saúde é alimentar-se bem, é trabalhar, é ter vida social, é um bem-estar físico e mental.
e, sem dúvida, tudo inicia com uma boa alimentação.
já pararam para pensar como funciona o corpo de vocês? é simples.
muito daquilo que somos vem do nosso dna, não? dna este formado por aminoácidos, que expressam proteínas. de onde vêm os aminoácidos? daquilo que você come.
a gente precisa comer para nosso dna funcionar. para nossas células serem ativas.
a gente precisa comer bem para a 'máquina' não parar, para produzirmos enzimas, hormônios, energia, tudo. para metabolizarmos [transformarmos e utilizarmos] aquilo que ingerimos.
para uma infinidade de processos.



aquela máxima "você é o que você come" faz muito sentido.
lembrando sempre que a falta é prejucial. o excesso também.
quase todas doenças têm um fundo de erro alimentar.
câncer, diabetes, obesidade, hipertensão, osteoporose, dislipidemias... quase tudo aquilo que você possa imaginar.

então deixo aqui o alerta: cuidem-se sempre, sem entrar em neuroses. façam uma visitinha todo ano ao médico, para ver como andam seus exames, alimentem-se bem, cuidando apenas com os excessos, façam exercícios, vivam. vivam muito e vivam bem.
e, quando acharem necessário, procurem profissionais da área da saúde que lhes possam ser úteis [nutricionistas, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas... estão todos aí para isso mesmo].
...


[e por último, só para constar: minha primeira postagem no Oh! My Girls... é amanhã... acho que vou seguir mais ou menos a mesma linha daqui. ou seja, livros, poesias, crônicas, música e, como costumo dizer, "coisas relevantes para breves momentos".]

12 comentários:

Silvia disse...

Não tem nem como esquecer do dia mundial da saúde...aqui na empresa tem uma campanha durante toda a semana, hahaha!
E é essencial tudo que falaste no post. :)

Bjoo

.duas doses de desdém disse...

Amiga, com certeza, tudo que falaste é muito importante, que bom que todos tivessem essa consciência xD

Adorei!

Que bom estar aqui...já vou add o blog oh my girls \o/

Parabéns por hj, sucesso!!!

;***

cles disse...

Bom, se não tivesse lido este post o dia mundial da saúde me passaria batido.

=]

Momentos...volupté! disse...

Médico é como oficina mecâncica, é só ir que aparece um monte de problemas!!! Haahahahaha...
Bom, não sou médico, mas minha dica de saúde é a seguinte: Tome pelo menos 5 litros de água por dia...seu corpo será eternamente agradecido!!!

.ana disse...

5 litros? o.0
hahhahahah
[exageradinho, não?]

Ivi Derzi disse...

Isso aí! Falando em nutriçao eu to precisando cuidar da minha alimentaçao, fazer uma dietinha bem saudável! Gostei da dica :) Beijo ;*

.moony. disse...

caaaara, a gente tem que se cuidar sim :D
exercícios tb são importantes, eu sou tão sedentária que ontem achei que fosse morrer na metade da aula de handebol o_O acho que tudo o que prendia meus braços ao corpo foi solto! ><"
xD
bjo
teh +
o/*

.: Juliana :. disse...

Falaste tudo com seu post Ana. Como sabes tbém vou procurar mais um profissional da área, pois minha alimentação anda péssima e estou observando resultados ruins /medo.

Parabéns!

Beijão.

Yuuko-sama disse...

oi oi
o//
sem contar q tbm e dia do jornalista viu dia 07
boa tarde

.: Juliana :. disse...

Ana, vc mora em POA?

FELIZ PÁSCOA gatona.

:)

.: Juliana :. disse...

Perguntei onde vc mora, pois na minha cabeça era POA e dia 15/05 vou estar lá. Meu marido vai tocar às 22h (6ª) se não me engano, Bar Odisséia.... algo do tipo, hehehe, tenho que confirmar o nome certo... ai ia te convidar para aparecer por lá :)
Já aviso é banda de Death Metal, hehehe......

Beijokas Ana.

.: Juliana :. disse...

Sobre a Páscoa, sou católica tbém, mas muitas coisas tenho dúvidas, assim como vc disse. Vou começar a frequentar o Círculo da Luz aqui, espiritismo... não deixo de ir à missa, porém vou quando me sinto bem. Minha mãe chega ser "doente" quando fala de religião... mas tem tantas coisas que acontecem que muitas vezes não dá nem vontade de ir mais.... mas ficaria horas falando disso, hehehe.

Como dizem por ai: religião, política e futebol, não se discute!!! hehehe.

:)