segunda-feira, 3 de março de 2008

.solilóquios

tem palavras estranhas que a gente pode passar a vida inteira sem usar, ler ou escutar...
e ontem eu me deparei duas vezes com uma dessas.
[vai saber porquê???]

a primeira vez foi num poema de um escritor chileno...
e a segunda foi no meu tradicional ócio noturno, lendo "O caçador de pipas" [aliás, muito, muito, muito bom... não vi o filme, mas normalmente o livro costuma ser melhor, nesses casos.]

então, vamos aos solilóquios...
[definição: s.m. 1. V. monólogo. 2. aquilo que cada um diz, falando consigo mesmo.]

e de onde eu tirei isso....

"Las reglas de la evasión

Acumulación de lamentos, palpitaciones, penitencias, doble tropiezo.
Consolaciones del desterrado, apuros, apetencias, bolero andaluz.
Fisura de espíritus, tropelías, soliloquios, aire perdido.
Orgullo del mediocre, apología, coartada, cómodo recurso.
Ley del menor esfuerzo, anuencia, fatalismo, tragedia moral."


[Tito Alvarado - poeta chileno]

e do livro...

(...)"A bacia fraturada e todas as complicações que o general teve por conta disso - como pneumonia, septicemia, a estada prolongada em uma clínica - acabaram com os intermináveis solilóquios de khala Jamila sobre sua própria saúde. E deram início a outros tantos sobre a do general." (...)


e eu descobri que sou uma adepta de solilóquios!

[que coisa mais inútil... falta de coisa melhor - e tempo - para postar hoje...]

Nenhum comentário: