quinta-feira, 11 de junho de 2009

.pessoas habitadas

.uma crônica para hoje, porque há tempos nenhuma aparece por aqui.


"Estava conversando com uma amiga, dia desses. Ela comentava sobre uma terceira pessoa, que eu não conhecia. A descreveu como sendo boa gente, esforçada, ótimo caráter. "Só tem um probleminha, não é habitada." Rimos. É uma expressão coloquial na França - habité -, mas nunca tinha escutado por estas paragens e com esse sentido. Lembrei de uma outra amiga que, de forma parecida, também costuma dizer "aquela ali tem gente em casa" quando se refere a pessoas com conteúdo.
.
Uma pessoa pode ser altamente confiável, gentil, carinhosa, simpática, mas se não é habitada, rapidinho coloca os outros para dormir. Uma pessoa habitada é uma pessoa possuída, não necessariamente pelo demo, ainda que satanás esteja longe de ser má referência. Clarice Lispector certa vez escreveu uma carta a Fernando Sabino dizendo que faltava demônio em Berna, onde morava na ocasião. A Suíça, de fato, é um país de contos-de-fada onde tudo funciona, onde todos são belos, onde a vida parece uma pintura, um rótulo de chocolate. Mas falta uma ebulição que a salve do marasmo.
.
Retornando ao assunto: pessoas habitadas são aquelas possuídas, de fato, por si mesmas, em diversas versões. Os habitados estão preenchidos de indagações, angústias, incertezas, mas não são menos felizes por causa disso. Não transformam suas "inadequações" em doença, mas em força e curiosidade. Não recuam diante de encruzilhadas, não se amedrontam com transgressões, não adotam as opiniões dos outros para facilitar o diálogo. São pessoas que surpreendem com um gesto ou uma fala fora do script, sem nenhuma disposição para serem bonecos de ventríloquos. Ao contrário, encantam pela verdade pessoal que defendem. Além disso, mantêm com a solidão uma relação mais do que cordial.
.
Então são as criaturas mais incríveis do universo? Não necessariamente. Entre os habitados há de tudo, gente fenomenal e também assassinos, pervertidos e demais malucos que não merecem abrandamento de pena pelo fato de serem, em certos aspectos, bastante interessantes. Interessam, mas assustam. Interessam,mas causam dano. Eu não gostaria de repartir a mesa de um restaurante com Hannibal Lecter, "The Cannibal", ainda que eu não tenha dúvida de que o personagem imortalizado por Anthony Hopkins renderia um papo mais estimulante do que uma conversa com, sei lá, Britney Spears, que só tem gente em casa porque está grávida. Zzzzzzzzzzz.
.
Que tenhamos a sorte de esbarrar com seres habitados e ao mesmo tempo inofensivos, cujo único mal que possam fazer é nos fascinar e nos manter acordados uma madrugada inteira. Ou a vida inteira, o que é melhor ainda."
.
.
[martha medeiros - coisas da vida, pág. 191, 2005.]
.

16 comentários:

Anônimo disse...

NÃO CONHECIA ESSA EXPRESSÃO PESSOA HABITADA RSRSRS

Juss disse...

Gostei da crônica e do teu blog. Ja sou seguidor. Abraços.

Muni disse...

adorei *-*
realmente, às vezes a gente conhece algm tão legal, mas é só por fora =/

teh +

o/*

p.s.: nossos blogs estão com o mesmo número de seguidores (68) xD

Larissa disse...

Nossa, adoro crônicas.
Muito bem escolhida essa^^
bjos
;**

.: Juliana :. disse...

Ana, meu irmão não é meio pestinha, ele é totalmente!!! hehehe.


Bom final de semana.
Se cuida.

.beijo grande

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Adoro passar as madrugadas conversando. Filofando, contando piada. Algum tempo atrás escrevi uma cronicazinha sobre os diversos tipos de amigos. Tenho muitos amigos "habitados" que não tem medo de dizer o que pensam e com pensamentos extraordinários. Incrível é a capacidade que têm de manter qualquer interlocutor ávido o temmpo o todo.

Anônimo disse...

Adorei a crônica.
Acabei de conhecer seu blog através de uma seguidora do meu e adorei.
Também me arrisco em umas escritas, mas medíocres, perto da sua.
Parabéns pela qualidade e conteúdo do texto!

Criola

Unknown disse...

Adorei a cronica, Ana...me lembrou aquela frase: "algumas pessoas não vivem, apenas existem"...são os desabitados.
Bjos,
Palinha

Larissa disse...

All Star é realmente encantadora.
Bom domingo pra você!

bjos
;**

Anônimo disse...

Delícia de crônica. Obrigada!
Bjinhos ;)

Anônimo disse...

Adorei =)
Quero ser uma pessoa habitada! hehe

Linda a crônica!
O blog, amei!
=**

D.Ramírez disse...

Eu ja vejo o contrario da suiça rsrsrsAcho q la é q ta a coisa.rsrs
Besos

Atreyu disse...

Para tudo!!!!
Eu vi letras maiúsculas aqui? Ò.ó
.....~#~...
Quem não vive não é habitado!!!

.ana disse...

hahahahah
sim, eu descobri o shift e o caps lock! ¬¬'

[tá, não é nada disso. mantive as maiúsculas que são de autoria da martha, não minha. ;)]

.: Juliana :. disse...

Frio é ótimo mesmo Ana, ficar dormindo, comendo uma pipoca e um filminho, delícia :)


Bjs
bjs
bjs