domingo, 13 de julho de 2008

.dia mundial do tio róque!

sim, poxa, eu tinha que postar aqui alguma coisa sobre isso. afinal, é o que eu gosto de ouvir, nas suas mais diversas variações.
estava lendo uma superinteressante especial - mundo estranho - com respostas pra 100 curiosidades, que vão desde "por que os planetas têm forma esférica?", passando por "por que as feridas coçam ao cicatrizar?" até "como são feitos os pilares de pontes construídas sobre o mar?".
e eis que leio sobre outra questão:


"De onde vem a expressão rock and roll?"

"A expressão, que literalmente significa "balançar e rolar", fazia parte da gíria dos negros americanos desde as primeiras décadas do século XX, para referir-se ao ato sexual. Assim, ela já aparecia em várias letras de blues e rhythm'n'blues como "Good Rockin' Tonight" (1947), de Roy Brown - antes de ser adotada como nome do novo estilo musical, que surgiu nos anos 50, com Bill Halley e Elvis Presley, e consistia basicamente na fusão desses ritmos negros com a branquela música country. Esse batismo costuma ser atribuído ao disc-jóquei americano Alan Freed (1922-1965), cujo programa de rádio foi um dos principais responsáveis pela popularização da nova onda, altamente dançante, que logo contagiou toda a juventude do país e do mundo. Na década de 60, o rótulo foi abreviado para rock, para abranger as mudanças provadas por artistas como Bob Dylan e Beatles, abrindo um leque de infinitas variações: rock psicodélico, rock progressivo, folk rock, hard rock, heavy metal etc etc. A partir daí, o termo rock'n'roll passou a significar exclusivamente o estilo original, característico da década de 50."

.
.
[então tá, né?]
\m/
.
.

Nenhum comentário: