quarta-feira, 16 de julho de 2008

.o animal que não fala

[do livro Pensamentos e Meditações - Kahlil Gibran]
.
No semblante do animal que não fala, há todo um discurso que somente um espírito sábio pode realmente entender.
(De um poema hindu)
.
"Quase ao crepúsculo de um lindo dia, quando a fantasia se apoderou de meu espírito, eu passava pelos limites da cidade e me detive diante do muro de uma casa abandonada da qual apenas restavam corroídos alicerces. No terreiro pedreguento vi um cachorro deitado sobre imundícies e resíduos. Sua pele estava coberta de feridas e a doença dominava seu corpo débil. Mirando de quando em quando o sol poente, seus olhos tristonhos exprimiam humilhação, desespero e miséria.
Caminhei vagarosamente em sua direção, desejando que eu soubesse a língua dos animais, de modo a poder consolá-lo com minha simpatia. Porém minha aproximação só lhe causou terror, e o pobre animal tentou levantar-se sobre suas pernas paralíticas. Caindo, ele me olhou de uma maneira em que havia ódio e súplica misturados. No seu olhar havia uma comunicação mais lúcida que as palavras dos homens e mais emocionante que as lágrimas das mulheres.
Eis o que o entendi dizer:
.
"Homem, tendo sofrido todas essas doenças causadas por tua brutalidade e perseguição.
.
"Fugindo de teus pés agressivos, refugiei-me aqui pois as imundícies e o lixo são mais carinhosos que o coração do Homem; eles transmitem menos melancolia que a alma do Homem. Vai-te, intruso, para o teu mundo anárquico e sem lei.
.
"Sou uma criatura miserável que serviu o filho de Adão com fé e lealdade. Eu era o companheiro fiel do homem e o protegia dia e noite. Sentia profundamente sua ausência e saudava com alegria sua volta. Contentava-me com os pedaços de miolo que caíam de sua mesa e ficava feliz com os ossos que seus dentes tinham descarnado. Mas quando fiquei velho e doente, ele me tocou de sua casa e abandonou-me sem piedade à fúria dos meninos dos becos.
.
"Ó filho de Adão, vejo a similaridade entre minha situação e a dos próprios homens quando a idade os inutiliza.
.
"Há soldados que lutaram por seus países quando estavam na força da vida e que depois ainda cultivaram o seu solo. mas depois que o inverno de suas vidas chegou e não eram mais úteis, foram atirados para as margens.
.
"Vejo também uma semelhança entre minha sorte e a de uma mulher que durante os dias de sua bela juventude entusiasmou o coração de um jovem, e que mais tarde, como mãe devotou a vida aos filhos. mas agora, decrépita, é ignorada e abandonada. Como sois opressivos, filhos de Adão, e como sois cruéis."
.
Estas foram as palavras do animal que não fala, captadas por meu coração."
.
*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*.*
.
dispensa ilustrações. quem nunca reparou no olhar de tristeza de um animal? quem nunca percebeu o quão sensíveis eles são? O quanto de sentimentos e valores que possuem, desde amor, alegria, amizade, fidelidade, lealdade até dor, tristeza, raiva, melancolia?...
sinto um vazio por quem não é tocado por isso.
.

5 comentários:

.ana disse...

eu só queria acrescentar 1 coisa no meu post.
hoje, antes do almoço, tive a infeliz idéia de pegar o "ótEmo" jornal Pioneiro pra ler...
e eis que dou de cara com uma reportagem: cachorro ferido a machadadas é morto. Foi em Flores da Cunha. Um idiota feriu um cachorro pq ele supostamente arranhou a lataria do seu carro. As machadadas atingiram o estômago do animal, que ficou agonizando até que se conseguisse um veterinário para sacrificá-lo e acabar com seu sofrimento.
Só uma coisa: isso lá é motivo pra uma crueldade dessas??? Não tenho, simplesmente não tenho palavras pra expressar o quanto de dor eu senti lendo isso. E todo dia aparece notícias assim.
Realmente tem muita gente por aí que não vale nada, nem o ar que respira.

Silvia disse...

Que nojo, viu (me referindo ao teu post). Não sei PRA QUÊ, né! Não dá pra entender!
e me emocionay lendo isso, muito lindo!

Beijos, Ana. Fica bem :*

Silvia disse...

aliás, me referia ao teu comentário...haha

The Heart of Lilith disse...

se eu começar a escrever sobre os postados, eu nnão pararei antes de lágrimas furiosas rolarem, então só direi o seguinte: humanos? aonde???


PS.: Ontem, aqui nas redondezas, vi uma senhora levando guisadinho e ração p gatito; soube tb que no estádio do Maracanã, todos os dias, um outra senhora leva comida p penca de gatos que lá habita!Somos poucos, mas nossa gratidão é imensa por eles nos receberem com alegria!

Entra aqui: focinhoonline.com.br

bejoooos

Anônimo disse...

Oi ana,me manda um email com o nome do cara que deu machadada no cão?Onde encontro isso?é inacreditável.
brasilquiroga@hotmail.com