terça-feira, 1 de julho de 2008

.o paradoxo do entendimento

a um amigo querido.
.
"Mas de vez em quando vinha a inquietação insuportável: queria entender o bastante para pelo menos ter mais consciência daquilo que ela não entendia.
Embora no fundo não quisesse compreender.
Sabia que aquilo era impossível e todas as vezes que pensara que se compreendera era por ter compreendido errado.
Compreender era sempre um erro - preferia a largueza tão ampla e livre e sem erros que era não-entender.
Era ruim, mas pelo menos se sabia que se estava em plena condição humana."
.
.
[clarice lispector - 'Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres']
.

2 comentários:

Silvia disse...

"Quem dera se eu fosse burro; assim eu não sofria tanto."

Só sei que é uma frase de uma música que o Frejat regravou O_o hahahaha!

Nem sumi flor, é que nos fins-de-semana eu não posto =)
e sério, aqui tava um friozinho bom, duns 13ºC (um clima agradável, digo friozinho por força do hábito). =)
Em Petrópolis sim, tava frio. Fui pra lá nesse findi, lembrei do Sul e me deu saudade :(

Bjinho!

.ana disse...

eu concordo.
o jargão "a ignorância é uma benção" se enquadra aqui.
e eu tb vejo que as pessoas, em geral, andam muito sem noção.
affff